Quais são os melhores tipos de panelas para a nossa saúde?
09 jun 2024
Atualizado em 09 jun 2024A composição das panelas é um elemento importantíssimo a ser avaliado no momento de escolher o seu jogo, pois dependendo do material usado na fabricação pode trazer benefícios ou fazer muito mal para o nosso corpo.
Recentemente estudei sobre o assunto para fazer a minha escolha e trouxe aqui neste artigo um resumo sobre o tema para que você também possa tomar a sua decisão de forma consciente.
1 - Panelas em Aço Inoxidável
Estas são consideradas como uma das melhores escolhas do ponto de vista da saúde, pois são lindas e a alta qualidade do aço inoxidável garante que não haverá nenhuma reação química, nem liberação de resíduos de metais no preparo dos alimentos quando expostos à altas temperaturas. Além disso, são altamente resistentes a arranhões, o que confere muita facilidade para limpar, sendo ideais para o uso diário.
O aço inoxidável é especialmente benéfico para a saúde porque é hipoalergênico e resistente à corrosão, oferecendo solução duradoura e super segura para cozinhar.
Como são panelas de altíssima qualidade, os valores não são tão acessíveis, mas valem cada centavo pelo custo x benefício que oferecem.
Esta foi a minha escolha. Optei pela marca Tramontina que é conhecida no mercado pela qualidade de seus produtos.
Link para Comprar: https://amzn.to/4c8LIFR
2 - Panelas com Revestimento em Cerâmica
Ah...Essas são as mais bonitas e atraentes ao público. São a sensação do momento com uma enorme variedade de opções e estão se tornando cada vez mais populares como opção saudável aos tradicionais revestimentos antiaderentes que contém elementos como PFOA e PTFE que são prejudiciais à saúde.
No geral estas panelas tem a sua estrutura em alumínio com o revestimento cerâmico que é naturalmente antiaderente, o que permite cozinhar com pouquíssimo ou até mesmo nenhum óleo, dependendo da qualidade do produto e facilitando também a limpeza. Além disso, não liberam toxinas quando aquecidas.
A parte chata é que são bem sensíveis e precisam ser manuseadas com bastante cuidado para evitar arranhões que possam comprometer a superfície de cerâmica.
Alguns modelos são muito conhecidos e desejados como as famosas panelas da linha Neoflam Fika e as alternativas mais acessíveis da Linha Brinox Sirius e Brinox Ceramic Life Vanilla
3 - Panelas 100% Cerâmica Artesanal
No quesito segurança, esta é uma das opções mais seguras e saudáveis disponíveis no mercado. Sua constituição é totalmente artesanal 100% em cerâmica que, como já dito anteriormente, é um antiaderente natural. Não é feito nenhum revestimento químico, ou seja, não há risco de liberação de toxinas durante o processo de aquecimento e cozimento dos alimentos. Além disso, estas panelas mantém o calor por mais tempo, o que reduz o tempo de preparo.
Elas são naturais, saudáveis e lindas! São disponibilizadas em vários formatos, cores e modelos. Podem ir ao forno e também são ótimas para servir, por manterem o alimento aquecido por mais tempo.
O único "problema" é que são mais frágeis e propensas a quebrar ou
lascar. Por isso, os cuidados com o manuseio e manutenção precisam ser redobrados.
A marca Ceraflame é uma das mais conhecidas no mercado pela alta qualidade de seus produtos como o Conjunto Premier Joy.
4 - Panelas em Vidro
Entre todos os tipos de panelas, as confeccionadas em vidro são as mais saudáveis e visualmente bonitas. Quando aquecidas elas não reagem com alimentos ácidos ou alcalinos e nem liberam substâncias tóxicas, preservando o sabor natural dos ingredientes do seu prato. Além disso, como são transparentes permitem acompanhar o cozimento sem que seja necessário abrir a tampa.
As panelas de vidro são fáceis de limpar e podem ir ao forno, micro-ondas e máquina de lavar louça. Entretanto, elas tem o custo mais elevado se compararmos com outros tipos de panelas.
Por serem extremamente frágeis, as panelas de vidro exigem o máximo cuidado no manuseio, pois podem quebrar facilmente e também podem sofrer o impacto das mudanças repentinas de temperatura (frio/calor), levando a se quebrarem.
São ideais, principalmente para o preparo de papinhas de bebê, caldos e sopas. As que são fabricas em vidro borossilicato são mais resistentes e podem ser utilizadas em fogões de indução. Veja esta opção aqui 👉https://amzn.to/3RHQG4L
5- Panelas em Pedra Sabão
Conhecidas pela sua capacidade de reter o calor e proporcionar um cozimento bem mais uniforme, as panelas confeccionadas em Pedra Sabão que antigamente eram mais rústicas e utilizadas principalmente em fogões à lenha, ultimamente estão se popularizando e ganhando espaço no gosto das famílias como opção saudável para cozinhar.
Confeccionadas em um tipo de rocha metamórfica, elas são pesadas e naturalmente antiaderentes, dispensando o uso de óleo após o processo de cura que é necessário fazer antes da primeira utilização. Mas a característica principal é que não liberam substâncias nocivas ao organismo, pelo contrário, enriquecem os alimentos com minerais como cálcio e magnésio.
São ideais para preparo de alimentos que exigem distribuição constante de calor e cozimento lento e hoje existem diversos tipos e modelos disponíveis no mercado, como este aqui 👉 https://amzn.to/3RitqKh